28/12/2022 às 19:19 Conteúdo Marketing Digital

Marketing na Copa: insights e cuidados nas promoções e divulgações

41
2min de leitura

Estamos há poucos dias de um dos eventos favoritos dos brasileiros e de acordo com dados de um estudo feito pela Meta 84% dos brasileiros pretendem acompanhar a Copa, que começa no dia 20 de novembro e acontecerá no Catar. Isso abre imensas oportunidades para trabalhar promoções que incentivem as compras, ainda mais que os jogos vão acontecer na mesma época da temporada de vendas de fim de ano (Black Friday e Natal).

O estudo da plataforma que é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, também mostra o interesse dos telespectadores em acompanhar comentaristas, criadores e influenciadores nas redes sociais e mostra onde o público quer se reunir para assistir os jogos do campeonato:

  • Casa: 80%
  • Casa de amigos ou da família: 46%
  • Bares e restaurantes: 29%
  • Trabalho e escritorio: 21%
  • Telões na rua: 15%

Interesse de compra em alta

73% dos entrevistados disseram que pretendem fazer alguma compra durante a Copa. As principais categorias apontadas na pesquisa foram:

  • Roupas e acessórios: 60% 
  • Bebidas alcóolicas: 55%
  • Petiscos e salgadinhos: 51%
  • Carnes para churrasco: 56%
  • Chocolates e sobremesas 39%

Esses dados podem ajudar negócios que atuam nessas áreas a pensarem em ações promocionais de desconto ou até kits relacionados aos jogos.

Cuidado com os temos utilizados

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) registra como marca nomes e expressões relacionados a Copa para garantir que apenas as empresadas patrocinadoras e licenciadas possam usar esses termos. Entre eles, estão os termos:

  • Fifa World Cup Qatar 2022;
  • Copa do Mundo Fifa Qatar 2022;
  • Fifa World Cup;
  • Copa do Mundo Fifa;
  • World Cup;
  • Fifa;
  • Copa do Mundo;
  • Copa 22;
  • Copa 2022;
  • Copa do Mundo 2022;
  • Mundial;
  • Mundial 2022;
  • Qatar 2022;
  • Seleção Brasileira.

Também é proibido o uso de imagens oficiais (como o brasão da CBF), os logotipos, bola oficial, camiseta oficial da seleção brasileira, uso do mascote da copa e até da fonte oficial do evento. Os slogans também estão registrados. Tudo isso deve ser evitado em materiais de comunicação visual, URLs e até hashtags.

Tirando tudo, o que posso usar então?

Parece que não sobrou nada, né? Mas, ainda dá para usar a criatividade e brincar com termos relacionados a futebol; usar as cores do Brasil ou de outros países; brincar com bolas e elementos futebolísticos; e, também usar a palavra seleção sozinha (como por exemplo: Seleção de Ofertas).

E aí? Quais são as ofertas ou ações que você tá pensando pra Copa desse ano?


28 Dez 2022

Marketing na Copa: insights e cuidados nas promoções e divulgações

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

copa do mundo copa do mundo 2022 marketing digital marketing na copa

Quem viu também curtiu

23 de Jan de 2023

Ideias de post para manicure

10 de Mar de 2023

Marketing da Virgínia: como aplicar o que a influenciadora faz no seu negócio

17 de Ago de 2021

No digital, nada acontece do dia para a noite

Logo do Whatsapp