11/04/2024 às 18:52 Marketing Digital

Dia do Consumidor: ações para vender mais

14
3min de leitura

O Dia do Consumidor está chegando. Celebrado no dia 15 de março, a data surgiu nos Estados Unidos, por volta dos anos 60 para promover a conscientização sobre os direitos dos consumidores em relação à segurança e informação, incentivando práticas mais transparentes no mercado.

No Brasil, a garantia desses direitos é feita por meio do Código de Defesa do Consumidor e a data é usada para potencializar as vendas no mês de março. De acordo com uma pesquisa feita pelo PicPay para mapear a intenção de compra dos brasileiros no dia, cerca de 64% pretendem fazer compras nessa data e 79,5% está atento e fazendo pesquisas para comparar os preços.

O que as pessoas estão esperando para o Dia do Consumidor

Entre os seguimentos que as pessoas tem maior intenção de compras, temos:

  • Roupas (48%)
  • Eletrodomésticos (39,8%)
  • Alimentos e bebidas (37,3%)
  • Eletrônicos (35,7%)
  • Itens de farmácia, beleza e perfume (26,4%)

A pesquisa mostra também que cupons de desconto e cashback são importantes para a decisão de compra, mas que a qualidade do produto e a confiabilidade da loja também são relevantes.

Os principais meios de pagamento a serem utilizados são cartão de crédito (71,4%) e pix (22,9%). A maioria dos entrevistados, cerca de 37%, está planejando gastar entre R$1 mil e R$2 mil na data; 25,5% quer gastar até R$500 e os outros 22,4% desejam investir de R$ 2 mil a R$ 5 mil.

Ainda dá tempo de se organizar para o Dia do Consumidor

Apesar de muitas marcas trabalharem promoções durante o mês ou a semana toda e o planejamento prévio ajudar muito em uma estratégia mais assertiva, ainda dá tempo de pensar em uma ação para a sexta-feira (15) e estender até o sábado (16).

Não tente igualar o seu preço

É impossível que você, pequeno negócio, chegue nos preços que Amazon, Mercado Livre, Shein, Shopee, Casas Bahia, Magazine Luiza e Americanas praticam. Essas empresas recebem apoio da indústria para participar desse tipo de datas. Para chegar em um desconto de 60-80% pode ser que você tenha que abrir mão de muita coisa, que sinceramente, não vale a pena.

Defina o seu preço usando a Curva ABC

Usar a Curva ABC vai te ajudar a tomar decisões mais estratégicas em relação à precificação dos seus produtos. Tendo o seu estoque definido dessa maneira, você consegue definir melhor quais são os produtos que podem participar de ações como essa e também, qual é o tipo de desconto que você consegue aplicar.

Crie kits

Tendo esses produtos definidos com a Curva ABC, você vai conseguir definir melhor quais são os produtos que você pode dar descontos e formar um kit. Criar um kit vai te ajudar a aumentar o valor médio das compras, ajuda a atrair mais clientes e também dar uma saída rápida para produtos que às vezes estavam parados no estoque.

Criando os kits de produtos que se complementam, você consegue criar uma promoção justa para o seu negócio e para o seu cliente, sem oferecer um desconto tão alto.

Defina um valor mínimo para brindes ou descontos específicos

Uma outra ideia para aumentar o ticket médio é colocar uma taxa de valor mínimo para o brinde ou o frete grátis. Por exemplo: se seu ticket médio é R$90, você vai falar que nas compras acima de R$100 as pessoas vão ter um desses dois benefícios.

Leve as pessoas para o WhatsApp

Faça um grupo no WhatsApp (em que só você fala) e anuncie nos stories diariamente falando que nesse espaço você anunciará descontos exclusivos para essa data. Assim, você consegue ter uma proximidade maior com os clientes e filtrar de fato, quem tem interesse no que você vai comprar.

🚨​ ATENÇÃO: fazer isso, pode gerar uma demanda maior de pessoas interessadas te enviando mensagem nesse canal. Portanto, deixe uma pessoa responsável para cuidar desse espaço e não deixar ninguém sem resposta, ok?

Use gatilhos de vendas

Com consciência sempre (vocês sabem que eu não sou muito a favor dessas táticas), mas trazer a urgência nesse caso e que esses preços e oportunidades são exclusivos dessa data são alguns exemplos que do que você pode fazer. Reforce isso principalmente nas chamadas pra ação.

Quer saber quais conteúdos você pode criar para essa data?

Listei tudo na Comunidade Cosmos.


11 Abr 2024

Dia do Consumidor: ações para vender mais

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

criação de conteúdo ideias de post marketing digital

Quem viu também curtiu

11 de Abr de 2024

Ideias de post para manicure

11 de Abr de 2024

Marketing da Virgínia: como aplicar o que a influenciadora faz no seu negócio

17 de Ago de 2021

No digital, nada acontece do dia para a noite

Logo do Whatsapp