28/12/2022 às 19:48 Instagram

Recomendações no Instagram: tudo o que sabemos até agora

282
5min de leitura

Mais uma semana, mais uma atualização do Instagram! Dessa vez o Mosseri, chefão do Instagram, veio para falar sobre as Recomendações. As recomendações são fotos e vídeos que vão aparecer no Feed, na aba de Reels e no Explorar.

Significa que vou ver menos os posts dos meus familiares e amigos?

Não sei...Mas, segundo Adam Mosseri, o relacionamento com essas pessoas tem acontecido muuuito mais nas mensagens e nos stories.

Assim, o objetivo com essas recomendações é ajudar pessoas a descobrirem novas contas. Isso vai influenciar muuuito no alcance dos conteúdos e na forma como a gente produz e consome as coisas na internet também. Segundo o head, eles querem ser uma plataforma onde todos podem ter um crescimento saudável (risos).

Eu acredito que esse movimento está acontecendo porque a rede social, baseada em relacionamento e popularidade como a gente conhecia e o Instagram já foi, não faz mais sucesso. O que vem crescendo e prendendo a atenção das pessoas, são as redes de conteúdo e entretenimento, como o TikTok. Com essas alterações, a gente vai aléééém dos seguidores e para isso é preciso seguir alguns passos importantes.

Mas, antes da gente falar sobre o que precisa ser feito para ser recomendado, vamos falar sobre o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram

O algoritmo nada mais é do que uma máquina de aprendizagem. Ele aprende com o nosso comportamento para entregar mais do que a gente gosta e assim a gente fica mais tempo na plataforma. Essa definição do conteúdo que vai aparecer na timeline é feita com base em uma série de sinais que vamos deixando conforme usamos o app. Desde quem a gente segue até o que a gente posta e interage.

Você pode ver o post completo sobre o algoritmo e entender como o instagram funciona aqui.

Antes essas recomendações eram feitas com base nas contas que você seguia. Agora, com essa mudança de recomendações, o Instagram deixa claro que ele está com um foco parecido com o de TikTok baseado em sugestões. Ou seja, ele vai continuar indicando coisas que você gosta, mas também de quem você não segue! Deu pra entender?

O que fazer para aparecer nas recomendações do Instagram?

Publique conteúdo original

Poste conteúdos que você filmou e fotografou e que não foram publicados anteriormente no Instagram. Caso você tenha feito um material em parceria com outra pessoa, use o recurso de Colaborações para que ele seja publicado pelas duas contas ao mesmo tempo.

Viu um conteúdo que seu público vai AMAR, mas não é seu? A indicação do chefão da ferramenta nesse caso é que você compartilhe o material nos stories. Evite fazer o download de posts que já estão no ar e são de outras pessoas para subir no seu perfil!

Acredito que isso pode acabar prejudicando contas que funcionam como curadoria e repositório de conteúdos engraçados, virais e de fofoca. Talvez essas pessoas agora vão precisar focar um pouquinho mais na autenticidade ou na visão diferente que você pode trazer sobre o assunto em questão.

Isso me faz refletir também sobre as trends que tem invadido o Instagram. Ultimamente só de ouvir aquela música que foi usada no reels de colagem de fotos que viralizou em agosto eu sinto até CALAFRIOS. Será mesmo que a gente precisa fazer todas? Mas, talvez essa conversa seja assunto pra outro post, né?

Crie Reels Envolventes

Os reels são fundamentais para aumentar o alcance da sua conta e são o principal conteúdo de recomendação. Mas algumas coisas são mega importantes para ter mais resultados!

A primeira delas é o formato: 9x16. Eu falo isso já tem um tempo, mas vou repetir:

APOSTE NO CONTEÚDO VERTICAAAAAAL!

Sam Walton, fundador do Walmart

A cada vez que você sobe um vídeo quadrado ou na horizontal (16:9), com uma super borda uma fada morre.

Além de serem verticais, os vídeos que você sobe nesse formato precisam ter alta resolução e não ter bordas que normalmente aparecem automaticamente quando o arquivo está no formato errado.

Foque em garantir a atenção de quem está assistindo nos primeiros segundos e pense em uma narrativa que vai manter a pessoa ligada no seu conteúdo o tempo todo e talvez até assistir mais de uma vez.

Vale relembrar: Não publique vídeos de outros apps (com marca d'água) ou que sejam de baixa qualidade.

Siga as diretrizes da plataforma

Quando o assunto é Instagram é sempre bom lembrar que não estamos em nossa casa e que como toda empresa, eles tem regras. Essas diretrizes foram criadas para orientar o que podemos e o que não podemos fazer.

Fiz um resumo delas aqui no blog e eu tenho um curso na eduK com foco em orientar as melhores práticas para a sua conta baseado nos artigos oficiais da plataforma.

Dica extra: você pode ver a saúde da sua conta e se você ultrapassou algum desses limites que eles impõe.

Capriche nas legendas e não use hashtags

Ajude o Instagram a te ajudar!

Usar palavras-chave na legenda, mais do que nunca se torna importante para ajudar o app a entender sobre o que o seu conteúdo fala. Por isso, capriche no texto que vai junto com a sua foto ou vídeo. Sobre as hashtags, o Adam recomenda o uso com moderação (por exemplo, não tem necessidade de colocar 20). Sinceramente, eu, Marina, não gosto de usar hashtags porque acho que vemmm muitos seguidores que não tem nada a ver com o conteúdo. Minha dica é inclua poucas e não use hashtags proibidas.

O site oficial do Instagram também indica o uso de palavras-chaves no seu nome de usuário e na sua bio. Evite usar hashtags na sua bio, elas não ajudam em NADA e podem levar as pessoas pra outros conteúdos que não são seus.

Não quero ver um conteúdo, o que eu faço?

Clique nos ... que aparecem no lado superior direito da publicação e clique em Não Tenho Interesse.

Lembra que que eu falei que o algoritmo é uma máquina de aprendizagem? Então! Você também precisa ensinar pra ele o que ele não gosta! Principalmente nessa fase...

Gostou desse post? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Me conta aqui nos comentários!

Quer aprender mais sobre Marketing Digital?


28 Dez 2022

Recomendações no Instagram: tudo o que sabemos até agora

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

algoritmo do instagram dicas de instagram diretrizes do instagrm Instagram recomendações do Instagram

Quem viu também curtiu

28 de Dez de 2022

Post no Instagram é só vertical e agora?

28 de Dez de 2022

Dicas para melhorar a sua bio do Instagram

28 de Dez de 2022

Desvendando o Instagram: tudo o que você precisa saber sobre a rede mais usada e seu algoritmo

Logo do Whatsapp