28/12/2022 às 20:07 Instagram

Desvendando o Instagram: tudo o que você precisa saber sobre a rede mais usada e seu algoritmo

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6min de leitura

Recentemente o Instagram tem feito algumas mudanças em seu feed para trazer de volta a dinâmica cronológica dos posts. Após o anúncio oficial do Adam Mosseri, head da plataforma, agora você consegue ver os conteúdos de três maneiras:

  • Página inicial: em que os conteúdos são mostrados de acordo com o algoritmo. É aqui que você vê os stories!
  • Seguindo: os posts aparecem em ordem cronológica. Todos os posts, de todas as pessoas que você segue, aparecem conforme a ordem em que foram postados.
  • Favoritos: possibilita que você escolha quem são as suas pessoas favoritas para ver os conteúdos em ordem cronológica.

Após essa alteração, já tem vários perfis pedindo para serem incluídos nos Favoritos das pessoas. Mas, isso não é uma solução para que você tenha mais curtidas e compartilhamentos, viu? Você pode até ser visto pelas pessoas que vão te incluir nessa lista, mas se o seu conteúdo não chamar atenção, ele continuará passando despercebido!

Além disso, quem adiciona muitos perfis nessa área sai perdendo. Porque serão tantas publicações que você vai continuar reclamando que não está vendo tudo das pessoas que gostaria. Nessa área busque priorizar de verdade aquelas contas que você não quer perder de jeito nenhum os conteúdos.

Depois de anos trabalhando com o Instagram para marcas de diversos tamanhos e estudando muito o assunto, consegui entender como a plataforma funciona e neste post vou mostrar como você pode jogar o jogo dela.

Redes sociais são sobre pessoas

Primeiro de tudo, é preciso entender que estamos falando do relacionamento entre as pessoas! As tecnologias, aplicativos e computadores em que elas acontecem são o meio. Essas redes já existiam há séculos no offline independente de Instagram, TikTok ou até mesmo do antigo Orkut.

Para provar que essa informação não vem de fontes da minha cabeça, trouxe aqui um trecho do livro Marketing Na Era Digita, da Martha Gabriel, que diz o seguinte:

Redes sociais são estruturas sociais que existem desde a antiguidade e vêm se tornando mais abrangentes e complexas devido à evolução das tecnologias de comunicação e informação

Martha Gabriel

Então, pensa comigo: se você entra no Instagram para ver as novidades dos seus amigos, como por exemplo o seu sobrinho bebê, aquela amiga que mora longe, porque você acha que os seus clientes vão entrar só para acompanhar de perto e em detalhes todas as novidades do seu produto?

Nem sempre as pessoas entram no Instagram para comprar

Na maioria das vezes elas estão entrando para se distrair, se atualizar e estão dispostas a comentar e interagir apenas com as pessoas que são mais próximas a ela. Então, um conteúdo de marca só vai ter engajamento se ele REALMENTE chamar atenção e se conectar com as dores e necessidades de quem tá vendo ali o seu conteúdo no feed.

Por isso que estar nos Favoritos não vai te salvar.

Sem conexão, sem engajamento!

Para falar desse assunto, vale trazer para a conversa os níveis de consciência:

  • Primeiro nível: o futuro cliente ainda nem sabe que precisa do seu produto ou serviço. Seu papel é captar a atenção dele, para que ele tenha a reação "nossa que legal, não sabia que isso existia, vou começar a seguir".
  • Segundo nível: a pessoa já está te seguindo e por isso você precisa se conectar com ela. Por isso, saber as dores e as necessidades dele e como o seu conteúdo é a solução desse problema vai ajudar muito. Na minha aula gratuita pra eduK eu te mostro os primeiros passos para mapear isso.
  • Terceiro nível: capriche nos conteúdos gratuitos. Agregando valor dessa forma, fica mais fácil dela se lembrar de você quando precisar fazer uma compra.
  • Quarto nível: é hora de estreitar relacionamento! Aqui quem não responde as mensagens que recebe no Instagram ou os comentários acaba perdendo venda! Criar publicações que gerem conversas também é uma boa opção.
  • Quinto nível: Transmita a segurança por meio de depoimentos de clientes e faça uma oferta. Mostre que está com a agenda aberta, que a loja tem novidades e por aí vai!

É muito legal saber desse fluxo para relembrar sempre que nem todo mundo vai entrar Instagram sempre com a intenção de comprar e você precisa se comunicar e atrair novos clientes. Mas, também pensar que elas acontecem ao mesmo tempo porque as pessoas estão em momentos diferentes.

Isso também vale para reforçar que é por isso que só as publicações do seu produto com o preço não tem o engajamento que você espera.

Por que o algoritmo do Instagram existe?

O Instagram tem hoje mais de um bilhão de usuários. Com isso, são vários e vários posts por segundo. Se você seguir mais de mil pessoas que são diariamente ativas na plataforma, fica impossível de acompanhar tudo o que elas postam. O algoritmo foi criado então como uma alternativa para ranquear aquilo que é mais importante de acordo com os conteúdos que você mais consome.

São mais de 500 fatores em três diferentes algoritmos (feed, explorar e stories) que definem o que será priorizado na sua timeline. Isso tudo para garantir que o que você irá receber é realmente interessante e assim vai ficar mais tempo na plataforma.

Sabe aquela frase que diz que tempo é dinheiro? Para o Instagram ela faz todo o sentido! Isso porque quanto mais tempo você passa na plataforma, mais anúncios você vê. Assim, mais dinheiro a rede social ganha.

Apesar do engajamento ser a palavra-chave para o Instagram e considerar a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos que seu post recebe, o relacionamento com as pessoas também conta. É por isso que muitas vezes, sua conta pessoal tem mais engajamento que a conta do seu negócio. Já falamos aqui nesse post que redes sociais são sobre pessoas, por isso, não pode faltar engajamento.

Recentemente o Instagram definiu quatro palavras que traduzem perfeitamente o que precisa ser feito para que o algoritmo trabalhe a seu favor. Quer saber quais são?

C.A.R.E: Consistência, autenticidade, relevância e engajamento

Não adianta comprar seguidores. Não adianta comprar engajamento. Não adianta participar de grupos de engajamento. Você não estará enganando ninguém, além de você mesma com isso! O Instagram não é bobo. Veja o que significa para a plataforma essas quatro palavras que são super importantes para o algoritmo.

Consistência: para o Instagram vai muito além de aparecer todos os dias. Está muito mais relacionado à forma como você aparece. Não dá para na segunda-feira para sobre confeitaria, na terça sobre turismo, na quarta sobre moda e na quinta sobre filmes alternativos. Além de coerência e firmeza nos assuntos que você aborda, é preciso também passar uma previsibilidade de frequência. De nada adianta em uma semana fazer dois posts por dia e depois sumir por três semanas e fazer só um post. Quando for se organizar para criar as suas publicações, faça uma distribuição pensando nisso para ter um fio condutor consistente. Assim, o. consumo dos seguidores passa a ser mais intencional e as pessoas já vão entrar em seu perfil sabendo o que esperar.

Fonte: Facebook Blue Print

Autenticidade: eu sempre falo no meu Instagram sobre a importância de você ser você mesmo. Tentar imitar o que os outros fazem é inviável na internet. Fica impossível ser um personagem por tanto tempo. Quando você passa a ser você mesmo, criar conteúdos genuínos, isso facilita e cria uma aproximação maior com as pessoas.

Relevância: busque postar o que é relevante para o seu público e também para você. Uma boa maneira de entender o que é relevante é criar caixinhas de perguntas nos stories e também ficar de olho nas métricas ara ter insights de publicações que não podem faltar no seu cronograma de posts. Sabe um bom jeito de se tornar relevante para o seu público? Criando um relacionamento com eles!

Engajamento: quanto mais engajamento a sua publicação tem, melhor é a distribuição dela e maiores são as chances dela aparecer para pessoas que ainda não te seguem. Sabe qual é a melhor forma de ter engajamento? Produzindo conteúdo relevante. Por isso, é fundamental conhecer o seu público-alvo como a palma da sua mão. Na minha aula gratuita da eduK você aprende os primeiros passos para definir isso.

Conteúdo relevante faz toda a diferença

Se tem uma coisa que ficou clara com esse post é que não dá para postar só por postar. Você precisa criar conteúdos! Eu tenho um vídeo com algumas dicas para você começar a criar conteúdo de qualidade!

Precisa de ajuda para criar uma estratégia para a sua marca?


28 Dez 2022

Desvendando o Instagram: tudo o que você precisa saber sobre a rede mais usada e seu algoritmo

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