05/08/2022 às 13:54 Marketing Digital

Google: seja encontrado no mapa - atualizado 2022

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Este post foi atualizado em agosto de 2022

E se o Instagram deixasse de existir? O que seria da sua marca hoje na internet? Você já parou para pensar se além do Instagram você também é a resposta que as pessoas procuram no Google? Se você ainda não se perguntou sobre isso, é hora de parar para entender tudo o que o Google Meu Negócio pode fazer por você gratuitamente para que você tenha destaque por lá.

Já comentei com vocês que a busca do Instagram não funciona como a pesquisa do Google. Dessa forma, se seu cliente busca "loja de roupas" no Insta, nem sempre vai ter você como resposta. Mas, se você tem um Google Meu Negócio, as chances de aparecerem no topo são maiores. Essa ferramenta gratuita permite que sua empresa apareça no topo das pesquisas e tenha destaque até no mapa local da sua cidade.

Como criar um Google Meu Negócio

Neste tutorial eu ensino você a criar um Google Meu Negócio. É bem fácil e em semanas você já vai receber o código de confirmação que vai colocar a sua empresa no ar.

*UPDATE: Em 2022 o Google Meu Negócio passou por uma atualização. Agora, você pode incluir a sua empresa usando o Google Maps. Mostrei como aqui nesse vídeo:

Depois que a sua conta estiver criada, toda a atualizada pode ser feita pelo Mapas também. No celular essa atualização, pode ser feita da seguinte maneira:

Atualizando as informações do seu negócio

Essa é uma das partes mais importantes da sua atualização. É aqui que você vai incluir o seu horário de atendimento, o seu endereço, cadastrar os serviços que você oferece. É preenchendo todas estas informações que o Google vai conseguir entender como te recomendar.

Versão atualizada do seu negócio no Google

Hoje essa atualização pode ser feita da seguinte maneira:

1) Procure o seu negócio no Google;

2) Clique em Editar Perfil;

3) Prontinho, é só atualizar essas informações.

Preencha com detalhes sobre os produtos e serviços que você vende. Fale também sobre os atributos da empresa, opções de serviço, inclua uma descrição e deixe atualizado os horários de funcionamento, telefone e endereço. Isso vai ajudar as pessoas a te encontrarem com muito mais facilidade e a te posicionar no mapa.

Próximo a datas especiais, como feriados, o Google sempre recomenda que você atualize essa sessão com os dados atualizados do dia.

Entendendo as avaliações do Google Meu Negócio

Quando vamos fazer uma compra, ver avaliações e experiências de outras pessoas é um fator muito importante. Muitas vezes este é o fator decisivo que leva uma pessoa a escolher por uma empresa e não por outra.

Por isso, essa é uma parte do Google Meu Negócio que você deve ter atenção. Incentivar os clientes a darem a sua opinião nem sempre é fácil. Mas, uma dica é que você pode informar antes do pagamento que os clientes que deixam o seu comentário recebem uma % em desconto ou até mesmo um brinde especial.

Hoje essa atualização é feita clicando em Clientes. O processo é bem parecido com o de atualização.

1) Procure o seu negócio no Google;

2) Clique em Clientes

3) Nessa área você pode responder as perguntas feitas pelos clientes; agradecer as avaliações e também ler as mensagens enviadas.

Você pode criar publicações de atualização

Atualizações de COVID-19, ofertas, posts e eventos. Isso pode ser uma boa opção para você otimizar a sua produção de conteúdo. Já que o post que você faz no Instagram pode ser publicado no Google também com um link de compra ou do WhatsApp.

Essa atualização pode ser feita clicando em "Criar oferta" ou também nesse quadro ao lado. Passando o mouse para baixo, você vai ver a informação "Adicionar uma Postagem".

Se você não tem um site, este pode ser um GRANDE quebra galho. Lá você pode incluir seus produtos e mandar para os seus clientes o que você tem disponível. Já pensou? Muito mais fácil do que mandar 20 fotos no WhatsApp e a pessoa receber várias notificações. Você vai fazer isso da seguinte maneira:

1) Na área de Produtos, clique em ADICIONAR

2) Inclua as informações e fotos do produto:

Para isso você vai precisar inserir: nome do produto, categoria, preço e a descrição. Na descrição você precisa incluir os detalhes do seu produto. Se for uma roupa, por exemplo, você precisa falar do tamanho, do tipo do tecido. Tudo isso é muito importante para que o cliente não fique com dúvidas na hora da compra.

Seu negócio já está no mapa do Google?

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05 Ago 2022

Google: seja encontrado no mapa - atualizado 2022

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