28/12/2022 às 19:48 Instagram

Recomendações no Instagram: tudo o que sabemos até agora

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Mais uma semana, mais uma atualização do Instagram! Dessa vez o Mosseri, chefão do Instagram, veio para falar sobre as Recomendações. As recomendações são fotos e vídeos que vão aparecer no Feed, na aba de Reels e no Explorar.

Significa que vou ver menos os posts dos meus familiares e amigos?

Não sei...Mas, segundo Adam Mosseri, o relacionamento com essas pessoas tem acontecido muuuito mais nas mensagens e nos stories.

Assim, o objetivo com essas recomendações é ajudar pessoas a descobrirem novas contas. Isso vai influenciar muuuito no alcance dos conteúdos e na forma como a gente produz e consome as coisas na internet também. Segundo o head, eles querem ser uma plataforma onde todos podem ter um crescimento saudável (risos).

Eu acredito que esse movimento está acontecendo porque a rede social, baseada em relacionamento e popularidade como a gente conhecia e o Instagram já foi, não faz mais sucesso. O que vem crescendo e prendendo a atenção das pessoas, são as redes de conteúdo e entretenimento, como o TikTok. Com essas alterações, a gente vai aléééém dos seguidores e para isso é preciso seguir alguns passos importantes.

Mas, antes da gente falar sobre o que precisa ser feito para ser recomendado, vamos falar sobre o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram

O algoritmo nada mais é do que uma máquina de aprendizagem. Ele aprende com o nosso comportamento para entregar mais do que a gente gosta e assim a gente fica mais tempo na plataforma. Essa definição do conteúdo que vai aparecer na timeline é feita com base em uma série de sinais que vamos deixando conforme usamos o app. Desde quem a gente segue até o que a gente posta e interage.

Você pode ver o post completo sobre o algoritmo e entender como o instagram funciona aqui.

Antes essas recomendações eram feitas com base nas contas que você seguia. Agora, com essa mudança de recomendações, o Instagram deixa claro que ele está com um foco parecido com o de TikTok baseado em sugestões. Ou seja, ele vai continuar indicando coisas que você gosta, mas também de quem você não segue! Deu pra entender?

O que fazer para aparecer nas recomendações do Instagram?

Publique conteúdo original

Poste conteúdos que você filmou e fotografou e que não foram publicados anteriormente no Instagram. Caso você tenha feito um material em parceria com outra pessoa, use o recurso de Colaborações para que ele seja publicado pelas duas contas ao mesmo tempo.

Viu um conteúdo que seu público vai AMAR, mas não é seu? A indicação do chefão da ferramenta nesse caso é que você compartilhe o material nos stories. Evite fazer o download de posts que já estão no ar e são de outras pessoas para subir no seu perfil!

Acredito que isso pode acabar prejudicando contas que funcionam como curadoria e repositório de conteúdos engraçados, virais e de fofoca. Talvez essas pessoas agora vão precisar focar um pouquinho mais na autenticidade ou na visão diferente que você pode trazer sobre o assunto em questão.

Isso me faz refletir também sobre as trends que tem invadido o Instagram. Ultimamente só de ouvir aquela música que foi usada no reels de colagem de fotos que viralizou em agosto eu sinto até CALAFRIOS. Será mesmo que a gente precisa fazer todas? Mas, talvez essa conversa seja assunto pra outro post, né?

Crie Reels Envolventes

Os reels são fundamentais para aumentar o alcance da sua conta e são o principal conteúdo de recomendação. Mas algumas coisas são mega importantes para ter mais resultados!

A primeira delas é o formato: 9x16. Eu falo isso já tem um tempo, mas vou repetir:

APOSTE NO CONTEÚDO VERTICAAAAAAL!

Sam Walton, fundador do Walmart

A cada vez que você sobe um vídeo quadrado ou na horizontal (16:9), com uma super borda uma fada morre.

Além de serem verticais, os vídeos que você sobe nesse formato precisam ter alta resolução e não ter bordas que normalmente aparecem automaticamente quando o arquivo está no formato errado.

Foque em garantir a atenção de quem está assistindo nos primeiros segundos e pense em uma narrativa que vai manter a pessoa ligada no seu conteúdo o tempo todo e talvez até assistir mais de uma vez.

Vale relembrar: Não publique vídeos de outros apps (com marca d'água) ou que sejam de baixa qualidade.

Siga as diretrizes da plataforma

Quando o assunto é Instagram é sempre bom lembrar que não estamos em nossa casa e que como toda empresa, eles tem regras. Essas diretrizes foram criadas para orientar o que podemos e o que não podemos fazer.

Fiz um resumo delas aqui no blog e eu tenho um curso na eduK com foco em orientar as melhores práticas para a sua conta baseado nos artigos oficiais da plataforma.

Dica extra: você pode ver a saúde da sua conta e se você ultrapassou algum desses limites que eles impõe.

Capriche nas legendas e não use hashtags

Ajude o Instagram a te ajudar!

Usar palavras-chave na legenda, mais do que nunca se torna importante para ajudar o app a entender sobre o que o seu conteúdo fala. Por isso, capriche no texto que vai junto com a sua foto ou vídeo. Sobre as hashtags, o Adam recomenda o uso com moderação (por exemplo, não tem necessidade de colocar 20). Sinceramente, eu, Marina, não gosto de usar hashtags porque acho que vemmm muitos seguidores que não tem nada a ver com o conteúdo. Minha dica é inclua poucas e não use hashtags proibidas.

O site oficial do Instagram também indica o uso de palavras-chaves no seu nome de usuário e na sua bio. Evite usar hashtags na sua bio, elas não ajudam em NADA e podem levar as pessoas pra outros conteúdos que não são seus.

Não quero ver um conteúdo, o que eu faço?

Clique nos ... que aparecem no lado superior direito da publicação e clique em Não Tenho Interesse.

Lembra que que eu falei que o algoritmo é uma máquina de aprendizagem? Então! Você também precisa ensinar pra ele o que ele não gosta! Principalmente nessa fase...

Gostou desse post? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Me conta aqui nos comentários!

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28 Dez 2022

Recomendações no Instagram: tudo o que sabemos até agora

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