28/12/2022 às 19:37 Instagram

Preciso postar todos os dias no feed do Instagram?

481
5min de leitura

Essa é uma das perguntas que eu mais recebo:

Eu preciso postar todos os dias no feed do Instagram?

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Em um mundo ideal eu diria que sim, você precisa. Mas, eu sei da realidade.

Eu sei que você, Bruna, dona de uma pequena loja, não tem só o Instagram para cuidar. Você tem que fazer compras em outra cidade para ter o que vender; você precisa atender os clientes daquele jeitinho especial e único que sabe o que tooodaas as clientes querem; você precisa cuidar da sua família e da sua casa; e, principalmente, você precisa cuidar de você. 

  • Isso vale para a Bruna, dona de uma loja de roupas; 
  • Para o André, que é corretor de imóveis; 
  • Para a Bianca, que faz um trabalho incrível com plantas; 
  • Para a Juliana, que é consultora de imagem e estilo.

Postar todo dia, apesar de ser uma necessidade imposta pela rede (e pelo capitalismo), não é uma realidade diante de todas as atividades que um empreendedor precisa fazer para cuidar do seu próprio negócio. Ainda mais se a sua marca ainda não está no momento de contratar uma pessoa ou agência para te ajudar com isso. 

Mas, se preciso postar todos os dias e eu não consigo, o que eu faço então?

Tenha consistência! Eu não vou mentir pra você. Esse é o meu calcanhar de Aquiles. Sempre surge alguma coisa que atrapalha completamente o meu planejamento porque eu boto no papel, mas não tiro! Eu não agendo na plataforma os posts e acabo ficando sem conteúdo no ar.

É por isso que durante esse mês de agosto, eu tô querendo fazer diferente e resolvi abrir a minha estratégia com vocês. Vou mostrar o que eu vou fazer para ter consistência, criar autoridade e não surtar.

Conhecer o seu público é um diferencial

Se você me segue no Instagram, sabe beeem disso, porque eu falo tooooodos os dias nos meus stories. Estou sempre fazendo perguntas para me guiar e até mudar o meu direcionamento se for necessário. Eu sei o formato que vocês gostam, as dores e as necessidades que têm e isso me ajuda muito na hora de produzir conteúdo.

Se você ainda não sabe quem é seu público, é hora de saber. Isso vai facilitar demais a sua rotina. Claro que você pode criar um suuuper formulário para eles responderem, mas também vale se aproveitar dos recursos do Instagram como as enquetes e as caixinhas dos stories para fazer algumas perguntas mais básicas que vão fazer uma boa diferença:

  • Qual é o seu formato favorito? Vídeo, carrossel ou fotos
  • Você prefere legendas curtas e informações no post ou imagens ilustrativas e legendas maiores?
  • O que você espera quando compra o meu produto ou serviço?
  • Como você utiliza meu produto/serviço no dia a dia?
  • Quais problemas/dificuldades o meu produto/serviço resolve?
  • Quais dúvidas sobre o que eu vendo você tem?

Eu sei que você deve estar pensando: será que eu preciso isso para algo tão básico como vender bolsas, roupas e acessórios? A resposta é sim. Precisa! 

Defina um objetivo

E eu to falando de algo super específico, tá? Não me venha com vender mais. Vender mais é algo que todo mundo que tem uma empresa quer. Concorda? Eu também não to falando de crescer no Instagram. Eu to falando de algo que você vai conseguir ver e perceber que tá dando certo.

Por exemplo: meu objetivo é fechar uma turma para a minha Imersão de Conteúdo com cinco pessoas e fechar duas vagas de consultoria para o mês de setembro.

Percebe que é algo que eu consigo acompanhar se deu certo ou não baseado nos conteúdos que eu vou produzir? Esses objetivos também tem um prazo para acontecer e são super realistas. Claro que eu gostaria de uma turma com 100 pessoas. Mas, essa não é uma meta real hoje para o meu negócio. 

Faça uma lista de conteúdos

Tendo o seu cliente bem definido e um objetivo claro e preciso, é hora de pegar e colocar no papel todos os posts que você pode fazer relacionado a esse tema. E aí o óbvio precisa ser dito. O que é óbvio para você não é óbvio para os outros. Esse post aqui para mim é algo super comum e presente no meu dia a dia em todas as estratégias. Mas, sei que pra muita gente vai ser novidade! 

Quantos temas eu preciso pensar, Mari? 

Como agosto tem quatro semanas e meia e na proposta desse post eu falo sobre não postar todos os dias, então pense 13 temas para postar três vezes na semana. Se for muito para o que você consegue fazer, pense em pelo menos 7 posts

Dê olho nos melhores horários

Acesse os insights do Instagram e os três melhores dias e horários da semana para postar. Nesse videozinho eu mostro o caminho para você fazer isso: 

Defina um dia da semana para você já organizar esses conteúdos

Escolha o seu dia da semana mais tranquilo para gravar e fotografar esses conteúdos. Depois é só agendar. Nesse vídeo aqui eu mostro como:

Importante ressaltar que ainda é cedo para apostar só em vídeos. Aposte em diferentes formatos na hora de produzir os conteúdos: 

Esse processo vai deixar o seu dia a dia no trabalho muito mais fácil. Porque vamos ser sinceros, no dia a dia, com tanta coisa pra fazer, o melhor horário passa, o dia acaba…e o post ficou pra trás! 

Quando você deixa tudo no jeito, planejado e agendado, e passa a postar toda semana sobre o seu nicho e dá previsibilidade para a plataforma, coerência dos seus posts e gera estabilidade e autoridade. O resultado? A tal da consistência!

Depois de tudo isso, analise!

Vamos fazer um combinado? No fim do mês eu vou trazer um conteúdo que vai te ajudar a entender o que analisar no post e ver o que deu certo, como foi o engajamento e o que vale a pena repetir. Então não esquece de voltar aqui, tá?

Tem dificuldade para criar conteúdo? Vem para o Portal da Mari


28 Dez 2022

Preciso postar todos os dias no feed do Instagram?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicas de instagram post no instagram

Quem viu também curtiu

28 de Dez de 2022

Post no Instagram é só vertical e agora?

28 de Dez de 2022

Dicas para melhorar a sua bio do Instagram

28 de Dez de 2022

Desvendando o Instagram: tudo o que você precisa saber sobre a rede mais usada e seu algoritmo

Logo do Whatsapp