29/05/2022 às 23:27 Instagram

Post no Instagram é só vertical e agora?

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Desde o fim do ano passado o Instagram vem fazendo atualizações com mais frequência. No começo de maio, o Adam Mosseri, head da plataforma, publicou sobre alguns testes que iam começar a acontecer para deixar o feed completamente vertical.

Eu comentei no post anterior aqui do blog sobre essas e outras mudanças que ainda estão em fase de validação. Nesse artigo eu quero mostrar como você pode otimizar o seu conteúdo para que ele fique mais legível e performe melhor.

Vídeos já estão no formato vertical

Por tudo o que é mais sagrado, pare de postar vídeos quadrados na proporção 1:1 (1080x1080) e retangulares 4:5 (1080x1350) e widescreen (1920x1080)!!!!!!!!

Os vídeos do Instagram, até mesmo os que tem mais de um minuto e não se enquadram como Reels (os antigos IGTVs), já estão no formato completamente vertical em 9:16 (1080x1920). Dessa forma, quem usa o formato certo sai à frente, performa melhor e alcança mais pessoas.

Eu sei que para quem é videomaker e trabalha com filmagem de eventos isso acaba sendo um problema. Porque na maioria das vezes, esses vídeos são feitos para TVs e poucas vezes pensados para redes sociais como Instagram, TikTok e Pinterest que priorizam o vertical.

Acredito que esse será um desafio para os profissionais de imagem que vão precisar se adaptar a isso. Uma das alternativas pode ser definir com o cliente qual vai ser o tipo de formato da entrega. Assim, fica claro se você já irá gravar tudo na vertical ou na horizontal com um ângulo maior e caso seja necessário fazer um corte ou adaptação para a vertical sem excluir cenas importantes.

Evite legendas que são muito grandes

No novo teste, as imagens também estão na vertical. Por isso, o texto fica quase que ilegível. O ideal é que você poste no máximo até três linhas, trabalhando bem a mensagem que você precisa falar, inclusive o CTA, na foto ou vídeo que você vai publicar.

Com essas mudanças, a minha tática tem sido falar mais superficialmente sobre os assuntos no Instagram e trazer as pessoas para o blog. Eu sempre acreditei e defendi esse espaço e acho que uma estratégia multicanal faz muito mais sentido para que um negócio seja saudável.

Além disso, o blog me ajuda muito a ser encontrada em buscadores e como a busca do Instagram é HORRÍVEL, isso acaba sendo muito positivo para mim porque sempre chega gente nova aqui que vai para o Instagram.

Ainda é cedo para postar só vídeos

"Marina, já que o Instagram quer parecer o TikTok, será que eu devo postar só vídeos?"

Não! Apesar do Instagram dar mais alcance para vídeos, eu acho que ainda é cedo para apostar só neste formato na plataforma. Por enquanto, a melhor estratégia é variar os formatos:

  • Faça carrosséis (posts com mais de uma imagem);
  • Faça post só com uma imagem;
  • Faça reels;
  • Faça vídeos com mais de um minuto (isso aqui é essencial e muita gente tem deixado de lado);
  • Faça stories;
  • Faça lives!

Isso porque, ao apostar só no Reels você pode aumentar muito o alcance da sua conta, mas, acaba prejudicando o engajamento e isso não é bom. Busque um equilíbrio dentro do que você pode e consegue entregar.

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29 Mai 2022

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