06/09/2021 às 16:45 Marketing Digital

Como criar um catálogo no WhatsApp?

118
3min de leitura

O WhatsApp é o aplicativo que está instalado em 99% dos celulares no país. Este dado é da pesquisa Panorama mobile Time/Opinion Box que mostra o crescimento da ferramenta no Brasil nos últimos anos. Dados da startup israelense Whatslly também mostram que os brasileiros são os mais ativos na troca de mensagens entre empresas e clientes.

Segundo Yanir Calisar, CEO da Whatslly, no primeiro trimestre de 2021 foi possível ver que o volume de mensagens aumentou em mais de 20% em relação ao ano passado. Esta é uma prova de que a digitalização das empresas foi impulsionada pela pandemia. Os números para te convencer a melhorar o atendimento via WhatsApp e facilitar as compras vão além, de acordo com a Accenture, no Brasil 83% dos usuários utilizam o WhatsApp para compras.

E aí? Como está o seu atendimento por lá hoje?

Catálogo do WhatsApp: como ele pode te ajudar a vender mais

O catálogo do WhatsApp é uma ferramenta fácil para mostrar para os seus clientes todos os produtos que estão disponíveis na sua loja ou até mesmo as novidades que você quer destacar.

Assim, você não dispara uma série de mensagens com várias fotos para a pessoa lotando as notificações dela. Uma das vantagens da ferramenta é que você pode incluir mais de uma foto e acrescentar uma descrição detalhada do produto como o tamanho e cores disponíveis.

O catálogo de WhatsApp está disponível para contas do WhatsApp Business. Depois de fazer o download do aplicativo e inserir as informações necessárias, acesse a área de Configurações, clique em catálogo, toque em Adicionar Item e preencha as informações.

Neste vídeo eu mostrei em detalhes como criar o seu na prática!

Ne

WhatsApp vem facilitando o processo de pagamentos

O WhatsApp tem feito de tudo para facilitar que as pessoas usem mais a ferramenta e principalmente para facilitar as vendas que acontecem pela ferramenta. A ferramenta Payments é uma dessas novidades. Adicionando um cartão de débito, é possível enviar e receber dinheiro pela ferramenta. O passo a passo para configurar e ver quais são os bancos que já aceitam a novidade está no site oficial da plataforma.

Mas, essa não é a única novidade. Segundo notícia publicada pela Agência Brasil, agora os clientes do Banco do Brasil também podem emitir, consultar e alterar boletos bancários pelo aplicativo. Essa atualização vem para ajudar principalmente pequenos negócios. Basta acessar o WhatsApp do BB e digitar #PJ. Em seguida, escreva "Preciso registrar um boleto" e indique as informações do pagante (CPF, nome, endereço) e os detalhes do pagamento (valor e vencimento). Assim que você confirmar as informações, é só encaminhar o boleto para o cliente.

É preciso focar no bom atendimento aos clientes

Esses dias eu vi no Instagram uma pessoa comparando o atendimento ruim de um lugar a uma conversa de namorados que estão brigados. Você não precisa ser super efusivo com o seu cliente. Só precisa responde-lo educadamente e dando o mínimo de atenção.

Eu entendo que a correria no dia a dia e no atendimento presencial podem fazer com que o WhatsApp seja esquecido. Por isso, é legal aproveitar tudo que o Business oferece, como acrescentar o horário de atendimento e até classificar as conversas com as etiquetas.

A demora também incomoda em alguns atendimentos. Por exemplo: há alguns meses eu queria pedir comida para o almoço em um restaurante que tem no shopping da minha cidade e ainda não estava no iFood. Então, enviei uma mensagem às 11h30 para fazer o pedido. Como o WhatsApp Web estava conectado na conta da caixa do estabelecimento e o fluxo de clientes no lugar presencial era grande, ela não conseguia parar para me responder. O retorno da empresa foi feito quase às 15h. Eu já tinha almoçado outra coisa, é claro.

Algumas mensagens automáticas também são um pouco chatas. Às vezes elas não dão a resposta que a gente gostaria e acabam atrasando mais ainda o fluxo e o processo de comunicação.

Quais são as maiores dificuldades que você tem no WhatsApp? Já criou o seu catálogo?

06 Set 2021

Como criar um catálogo no WhatsApp?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como vender pelo whatsapp dicas de whatsapp whatsapp

Quem viu também curtiu

11 de Abr de 2024

Marketing da Virgínia: como aplicar o que a influenciadora faz no seu negócio

17 de Ago de 2021

No digital, nada acontece do dia para a noite

14 de Ago de 2021

Dicas de post para vender seus produtos

Logo do Whatsapp