19/08/2021 às 14:42 Instagram

Como usar hashtags no Instagram

34
3min de leitura

As hashtags podem fazer muita diferença na sua produção de conteúdo. Para o bem ou para o mal. Por isso, é importante entender como elas funcionam e evitar alguns erros que podem prejudicar a sua conta.

O que são hashtags?

Primeiro de tudo vamos entender o que são as hashtags? Essas palavras que aparecem nas legendas ou comentários com um símbolo de jogo da velha antes (#) são agrupadores de conteúdo. Por isso, quando você inclui uma hashtag em seu post, você está falando para o algoritmo: "ei, olha aqui, esse conteúdo pode ser legal para outras pessoas que também gostam disso". Então, para usá-las você precisa ser estratégico!

Como escolher as melhores hashtags?

Tem gente que fala que as hashtags funcionam melhor na legenda, tem gente que que discorda e só posta hashtags nos comentários, a questão é que tudo vai depender muito de nicho para nicho e só testando é que você vai saber o que é melhor para você. No Instagram é possível postar até 30 hashtags, mas será que você precisa MESMO de tudo isso?

Eu sempre tento pensar nos seguintes critérios para escolher uma hashtag:

  • Nicho: #beleza
  • Tema: #BaseBTSkin
  • Marca: #NomeDaSuaLoja
  • Localização: #jau

Mas, não basta só isso. Eu sempre faço uma pesquisa para ver quais são os outros conteúdos que estão dentro da plataforma e também quem interage com eles. Por exemplo, dentro da #summer, você encontra MILHARES de posts que podem ser nada a ver com o seu conteúdo de moda para o verão. Lá você também encontra muita foto de praia, piscina, corpos e pelo tamanho da hashtag, que tem vários outros posts, o seu conteúdo pode acabar nem se destacando.

Então, se atente aos tamanhos e prefira hashtags que ao invés de 100 milhões de posts, tenham um número menor. Você também pode variar usando as palavras que tem pouco, médio e muito conteúdo. Eu fiz consultoria com uma profissional de Coloração Pessoal. Para ela, as hashtags que tem mais resultados são as bem específicas como #primaveraclara #invernoprofundo.

Para falar de Marketing eu também tomo MUITO cuidado. Porque quando eu entro lá vejo que os posts tem interação com outros profissionais. Este não é o público que eu quero atender. Por isso, acabo escolhendo as palavras que são mais específicas.

Eu poderia usar #digital ou #sucesso, mas elas não me levariam a lugar nenhum. É muito comum que algumas pessoas coloquem as hashtags distribuídas ao longo do texto ao invés de agrupá-las no final. Não tem nenhum problema se você optar por isso. Mas, tome muito cuidado para não colocar #aleatórias no meio do seu conteúdo. Já vi diversos posts que marcam #palavras que não faziam sentido algum para a busca daquele conteúdo.

Pense sempre na experiência e na jornada do seu consumidor. Pense se aquilo faz sentido. Se é algo que as pessoas vão clicar ou se é algo que as pessoas clicariam se estivessem pesquisando por essa hashtag.

Posso usar hashtags na bio?

Poder até pode, mas novamente: vai fazer sentido para a sua estratégia? Muita gente coloca hashtags em sua bio que acabam levando as pessoas para fora do seu perfil. Isso não é nada legal. Por exemplo, se eu sou uma loja de roupas e coloco #moda na bio, vou levar as pessoas para outros posts e elas podem até esquecer como chegaram até mim ou não lembrar da minha @.

Mas, se eu colo #ModaNomeDaLoja faz mais sentido. Mesmo que a pessoa saia do seu perfil, ela vai encontrar conteúdos produzidos por você e por suas clientes e pode ficar ainda mais inspirada para fechar negócio com você. Ter uma hashtag própria e colocá-la no perfil é bem mais eficiente e vai te trazer muito mais resultados.

Então, apague agora as hashtags aleatórias que estão na sua bio, pense em uma que tem tudo a ver com você e com os seus seguidores e incentive suas clientes a usarem!

Cuidado com as hashtags proibidas!

#seguidores, #sorteios são apenas alguns exemplos de palavras que são ocultadas pelo Instagram. Se você usa elas em seu conteúdo acaba prejudicando o alcance da conta. Tome cuidado! Antes de usar hashtag entre em cada uma delas, veja se elas não estão ocultadas e se os outros posts fazem sentido para a estratégia do seu negócio.

Essa é a forma mais inteligente de conseguir atrelar o seu post ao que realmente importa. Faz sentido para você? Me conta nos comentários os maiores desafios para você ao usar hashtags!

19 Ago 2021

Como usar hashtags no Instagram

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como usar hashtags dicas de hashtags hashtags

Quem viu também curtiu

28 de Dez de 2022

Post no Instagram é só vertical e agora?

28 de Dez de 2022

Dicas para melhorar a sua bio do Instagram

28 de Dez de 2022

Desvendando o Instagram: tudo o que você precisa saber sobre a rede mais usada e seu algoritmo

Logo do Whatsapp