04/05/2022 às 12:00 Pinterest

Guia para começar no Pinterest

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3min de leitura

O Pinterest é uma plataforma de descobertas que é usada por mais de 400 milhões de usuários no mundo e por 46 milhões de pessoas no Brasil. Com a missão de trazer inspiração para as pessoas criarem a vida que amam, ele é o lugar perfeito para que você seja a solução para o que o seu cliente busca..

Entenda alguns conceitos do Pinterest

  • Pin: é o post que é feito na plataforma;
  • Pinner: é o nome do usuário da plataforma;
  • Pinnar: é o ato de criar ou de salvar um post;
  • Pastas: lugar que você reune os Pins de um mesmo tema.

Crie uma conta comercial no Pinterest

Agora que você já entendeu esses conceitos, para ter o seu negócio no Pinterest você precisa ter uma conta de negócios. No vídeo abaixo eu explico como fazer a sua:

Entendendo o perfil de uma conta Business

É muito importante preencher todas as informações do seu perfil. É por meio delas que as pessoas vão saber sobre o que é o seu conteúdo e também vão conseguir te encontrar.

No Perfil de um Pinner, você vê:

  • O nome (eu uso o meu nome + o que eu faço para auxiliar na busca);
  • Pronomes que eu atendo;
  • Meu site (viu que tem um checkzinho? É pq ele tem as tags instaladas e mesmo se você pine um conteúdo meu, eu recebo as impressões que o conteúdo teve);
  • Meu nome de usuário (que assim como no Instagram também é @portaldamari);
  • A descrição do que eu faço;
  • O número do seguidores (que no Pinterest não é TÃO importante);
  • O número de pessoas que eu sigo;
  • O número de visualizações mensais (principal métrica do Pinterest já que seus conteúdos chegam também para outras pessoas).


Crie suas pastas de acordo com o serviço/produto que você oferece

Depois da área do perfil, você vê os Pins criados, que tem todos os Pins que as pessoas fez e os salvos, que são organizados entre pastas. Nesta segunda área você vê os Pins criados pela pessoa mas também outros que ela pinou de outros criadores. Se você tem uma loja e sobe o seu catálogo na plataforma, você também tem disponível uma área de Loja.

Você pode definir as pastas de acordo com o conteúdo que você irá publicar. No meu caso, além de falar sobre Marketing, eu também pino conteúdos de inspiração que eu sei que meus clientes podem gostar e também coisas que eu gosto de moda e beleza.

*Dica extra: ter uma boa descrição das suas pastas vai otimizar ainda mais a sua conta.

O que não pode faltar em um bom Pin?

Neste pin abaixo eu mostro tudo o que você precisa para criar uma imagem perfeita para o seu pin. Mas, e a parte do texto?

Na parte de texto, o seu pin PRECISA TER:

  • Título;
  • Descrição e hashtag;
  • Link para um site, Instagram ou Youtube (não coloque para o WhatsApp).

É preenchendo esses detalhes que você será encontrado com mais facilidade neste canal.

Quer aprender mais sobre Pinterest?

Conheça meus outros Pins no meu perfil do Pinterest.

Gostou deste post? Precisa de um Pinterest Potencializado para o seu negócio?

Eu sou Pinterest Expert, ou seja, tenho o treinamento oficial da plataforma para entender como ajudar negócios a ter mais resultados por lá! Bora conversar como essa estratégia pode fazer sentido para o seu negócio?

04 Mai 2022

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